Uma nova onda de jogos de grande qualidade
Jogos de "segunda geração"


Você é daqueles que curtia os grandes clássicos e as novidades das décadas de 70 e 80, mas que acha que o mundo dos jogos desde essa época só degenerou? Pois saiba que de alguns anos para cá, o mercado mundial de jogos está fervendo! Se você conhece um pouco de inglês, francês ou alemão, vale a pena se interar do que anda acontecendo.

Os novos jogos trazem tudo o que tinham de bom os antigos e uma adequação maior aos tempos modernos:

Esses jogos são tão fascinantes que encantam até aos jogadores de Magic, de RPG e de wargames, que frequëntemente não se interessavam por jogos de tabuleiro.

Esses jogos podem ser chamados de "jogos de segunda geração", por que representam um conceito novo de jogo em relação aos "jogos de primeira geração", que incluem Banco Imobiliário, Detetive, Jogo da Vida, War e muitos outros. Algumas pessoas preferem chamá-los de "jogos de autor" (designer games), porque a figura do autor de jogos ganhou muita importância para o público e, diante de centenas de títulos disponíveis para compra, o consumidor agora procura jogos de seus autores preferidos, do mesmo modo como ocorre no mercado literário. Algumas lojas chegam a separar os jogos em suas prateleiras por autor!

Um terceiro modo de chamar esses jogos é simplesmente "jogos alemães", pelo fato de que eles começaram a ser fabricados e difundidos principalmente na Alemanha, embora já estejam conquistando o resto do mundo.

O grande fenômeno dessa segunda geração de jogos é The Settlers of Catan (Os Descobridores de Catan), que vende milhões e deu origem a toda uma série de jogos. Settlers é uma disputa entre colonos por territórios de uma ilha. Cada território produz certos bens necessários e os jogadores têm que negociar ferrenhamente uns com os outros para desenvolver sua pequena colônia. O jogo já foi até traduzido para o português e é vendido em Portugal.
O autor do jogo, Klaus Teuber, é talvez o autor mais bem sucedido da atualidade, tendo desenvolvido diversos outros jogos excelentes como Löwenherz (Coração de Leão), Drunter & Druber (De Cabeça para Baixo) e Adel Verplichtet (Noblesse Oblige). Vários deles foram vencedores de edições diferentes do Spiel Des Jahres, o prêmio do jogo do ano na Alemanha.

Um segundo autor do qual você vai querer ter muitos jogos na sua prateleira é Reiner Knizia. Talvez o mais prolífico dos novos autores de jogos, Knizia é doutor em matemática e até recentemente dirigia um departamento de um banco na Inglaterra com 300 funcionários. Agora ele está trabalhando exclusivamente no desenvolvimento de jogos. Entre seus principais jogos (e são muitos!) temos Modern Art (um divertido leilão de arte), Euphrat & Tigris (um confronto no berço da civilização), Lost Cities (uma disputa entre expedições arqueológicas) e Through the Desert (onde competem caravanas pelo deserto).

 

Obs.: O jogo foi lançado no Brasil pela Odysseia, com o título de Arte Moderna.

 

São muitos os autores que se destacam nesse novo mundo maravilhoso. Wolfgang Kramer (com seus Torres, Tikal, 6 Nimmt), Alan Moon (San Marco, Elfenland, Union Pacific), Richard Borg (Call My Bluff, Hera and Zeus), Sid Sackson, Bruno Faidutti, Stefan Dorra, Reinhard Staupe, Alex Randolph...

Mas melhor do que ler a respeito é jogar. Por isso, se você se interessar e tiver condições, compre algum desses jogos para experimentar. Até há pouco tempo, isto era muito difícil. Mas as coisas estão mudando.

Há uma loja nacional que já vende esses importados: a Jogos à Jato.

Outra boa opção, se você estiver em São Paulo, é ir até a Ludus, bar-café de jogos com uma loja que funciona no térreo e vende nacionais e importados.

Dependendo de onde você estiver no Brasil, talvez você possa se juntar a um dos crescentes núcleos de jogadores curtidores dessa nova geração de jogos. O Brasil parece estar atrasado nessa festa, mas já podemos ver os primeiros sinais de interesse por essa nova onda. Para quem gosta de jogar, é um prato cheio. Vamos lá, agora é com você. Boa sorte e bom divertimento!

Sugestões de jogos para você que quer entrar nesse novo universo e não sabe por onde começar

 

 




Home     Jogos Tradicionais    Jogos Modernos     Improvise e Jogue     Variedades     Clube da Sílvia     Os Autores

Escreva no Quadro de Avisos Veja o Quadro de Avisos      Email: (comentários, sugestões...)