Para começar a jogar os "jogos de segunda geração"


Se você está louco para entrar nesse universo dos "jogos de segunda geração" e não sabe por onde começar, aqui vão algumas sugestões:

 

MODERN ART (Arte Moderna): É um grande jogo de leilão. Os jogadores fazem lances para comprar quadros de vários artistas em ascensão, esperando que a carreira desses artistas decole e que as coleções passem a valer muito. No decorrer do jogo são realizados leilões de vários tipos, tais como leilões simples, leilões fechados e leilões com preço fixo. Você precisa saber não apenas oferecer os melhores lances, mas também intuir quais artistas irão ser bem sucedidos... ou você correrá o risco de acabar com uma coleção que não vale nada!
Para 3 a 5 jogadores a partir de 10 anos. A partida dura de 30 a 45 minutos e o jogo pode ser comprado por cerca de 40 dólares. Criado por Reiner Knizia, Modern Art é fabricado pela Hans im Gluck. O jogo foi indicado para o Spiel Des Jahres (o prêmio do melhor jogo do ano na Alemanha) em 1993 e venceu nesse mesmo ano o DSP (prêmio alemão dado ao melhor "gamer's game" do ano).

 

BLUFF (Blefe): Também lançado como Call My Bluff e Liars Dice. Cada jogador recebe 5 dados e um copinho. Todos lançam os dados mas cada um só vê o seu resultado, escondido sob o copinho. Aí, o primeiro a jogar faz uma aposta do tipo: "Eu acho que na mesa há sete dados com o número 4". O jogador seguinte pode desafiar a aposta ou fazer uma aposta mais alta. Se desafiar, todos revelam os resultados e quem levou a pior (desafiante ou desafiado) perde um número de dados proporcional ao seu equívoco. Se optar por fazer uma aposta maior, o jogador pode dizer "Eu acho que há 8 dados com o número 4" ou "Eu acho que há 7 dados com o número 5". Para dar ainda mais possibilidades, cada dado tem um coringa, além dos números de 1 a 5. E há a possibilidade de re-jogar dados no decorrer da rodada. Saber dar bons palpites é importante, assim como saber blefar. Algumas pessoas quando jogam Bluff lembram de um princípio presente no popular jogo de palitinhos. Mas Bluff vai muito além! Um jogo para dar muita risada.
Para 2 a 6 jogadores a partir de 12 anos. A partida dura cerca de 15 minutos e o jogo pode ser comprado por uns 20 dólares. Criado por Richard Borg, o jogo é fabricado atualmente pela FX Schmid USA. Bluff foi eleito o jogo do ano na Alemanha (Spiel des Jahres) em 1993.

 

SETTLERS OF CATAN (Os Descobridores de Catan): De todos os "jogos de segunda geração", Settlers é o de maior sucesso. Lançado em 1995, o jogo já é considerado um clássico, tendo vendido mais de 3 milhões de unidades no mundo todo. Nesse jogo, colonos disputam o domínio de uma ilha construindo assentamentos, estradas e cidades. Os jogadores devem decidir cuidadosamente onde construir, pois os terrenos permitem a exploração de recursos diferentes. E o que você não produzir, vai ter que conseguir fazendo trocas com os outros! O jogo tem uma boa mistura de sorte e estratégia, com muita interação entre os jogadores. O tabuleiro é reconstruído a cada partida, o que contribui para a variação do jogo.
Para 3 ou 4 jogadores a partir 10 anos. A partida dura cerca de 75 minutos e o jogo pode ser comprado por uns 25 dólares. Criado por Klaus Teuber, o jogo é fabricado na Alemanha pela Kosmos e nos EUA pela Mayfair. Há expansões para 5 ou 6 jogadores e uma versão de cartas para apenas 2. Em 1995, Settlers ganhou o prêmio de jogo do ano na Alemanha (SDJ) e também o DSP.

 

CARCASSONE

Carcassone é um jogo de Klaus-Jürgen Wrede produzido na Alemanha pela Hans Im Glück e nos EUA pela Rio Grande. É um jogo para 2 a 5 jogadores, a partir de 10 anos, com duração média de 30 minutos.

Nesse jogo, à medida que as fichas vão sendo colocadas na mesa, uma paisagem medieval vai se formando, com uma rede de cidades, estradas, prados e abadias. Cada jogador tem ainda 7 homenzinhos, que podem ser colocados sobre o tabuleiro em formação para se tornarem comerciantes, cavaleiros, monges ou camponeses. O objetivo é marcar o máximo de pontos com eles. Por exemplo, um cavaleiro próximo a uma cidade grande vale mais pontos do que um próximo de um vilarejo. Mas como demora para se construir uma cidade grande e você só marca os pontos quando ela estiver terminada, pode ser melhor colocar o cavaleiro perto de um vilarejo e movê-lo mais tarde. Mas você não tem tantos homenzinhos quanto gostaria e vai ter que fazer opções.

 

 

FORMULE DÉ (Fórmula Dados): Uma simulação de Fórmula 1 muito bem resolvida. Um jogo tático, onde é preciso saber arriscar na hora certa... e contar com um pouco de sorte. Cada marcha é representada por um dado e quanto maior a marcha, mais casas você avança. Mas se avançar demais, você pode não conseguir fazer algumas curvas e aí vai ter que gastar seus freios e pneus. Se gastar além de um certo limite, você já era! O jogo vem com 2 circuitos mas você pode comprar circuitos adicionais. Há jogadores que fazem verdadeiros campeonatos de Formule Dé.
Para 2 a 10 jogadores a partir de 12 anos. A partida pode durar de 1 a 6 horas (dependendo do número de carros que participam, do número de voltas que os jogadores decidem correr e de outras variáveis). O jogo pode ser comprado por cerca de 30 dólares. Criado por Eric Randall e Laurent Lavaur, Formule Dé é fabricado pela Eurogames Descartes.

 

TORRES: Um jogo de estratégia num cenário de cavaleiros e construção de castelos. Você deve construir castelos grandes e com vários andares e conseguir colocar seus cavaleiros nos andares mais altos. O número de ações que você pode fazer a cada rodada é limitado, o que obriga cada um a tomar decisões sempre difíceis.
Para 2 a 4 jogadores a partir de 12 anos. A partida dura cerca de 1 hora e o jogo pode ser comprado por uns 30 dólares. Criado por Wolfgang Kramer e Michael Kiesling, Torres é fabricado na Alemanha pela FX Schmid e nos EUA pela Ravensburger. Torres foi eleito o jogo do ano (SDJ) no ano 2000 e ficou com o segundo lugar no DSP.

 

ELFENLAND (Terra dos Elfos): Os jovens elfos têm como objetivo visitar o maior número de cidades de Elfenland, usando os transportes típicos do país: carrinhos puxados por gigantes, nuvens mágicas, dragões, balsas, etc. Mas cada transporte só pode ser usado no percurso entre regiões específicas. Não é fácil planejar seu percurso nem administrar suas cartas e fichas. E às vezes você terá que improvisar, quando um adversário propositalmente barrar o seu caminho com um obstáculo. As ilustrações feitas por Doris Matthaus são muito bonitas.
Para 2 a 6 jogadores a partir de 10 anos. A partida dura cerca de 1 hora e o jogo pode ser comprado por uns 30 dólares. Criado por Alan Moon, Elfenland é fabricado na Alemanha pela Amigo e nos EUA pela Rio Grande. Elfenland foi eleito o jogo do ano na Alemanha (SDJ) em 1998.

 

EUPHRAT & TIGRIS: O cenário do jogo é a Mesopotâmia. Algumas civilizações estão lutando pelo poder. Cada jogador está no comando de uma civilização, controlando 4 líderes: um é o rei, um o sacerdote, um o ministro do comércio e um o ministro da agricultura. A civilização pode se desenvolver em 4 direções (relacionadas aos 4 líderes): assentamentos, templos, mercados e propriedades rurais. O objetivo é marcar pontos em todas as categorias, já que para cada jogador só vai contar a categoria em que ele fizer menos pontos. Para somar pontos, os jogadores deverão posicionar seus líderes no tabuleiro, criar e expandir reinos, construir monumentos e resolver conflitos. No final, quem não tiver ponto fraco vence!
Para 2 a 4 jogadores a partir de 12 anos. A partida dura cerca de 1 hora e meia e o jogo pode ser comprado por uns 35 dólares. Criado por Reiner Knizia, Tigris & Euphrates é fabricado na Alemanha pela Hans im Gluck e nos EUA pela Mayfair. Tigris & Euphrates foi indicado para o SDJ em 1998 e ganhou o DSP, prêmio dado ao melhor "gamer's game" do ano.

 

Se você quer comprar um jogo mais barato (na faixa dos 10 dólares), também há boas opções. Algumas sugestões são: Kuhhandel (Leilão de Animais), 6 Nimmt (6 Leva), Lost Cities (Cidades Perdidas), Coloretto e Bang.

 

Há diversas lojas que comercializam esses jogos. Uma delas é a Funagain (obs: há algum tempo a Funagain passou a cobrar fretes muito altos para o Brasil - ainda sugiro navegar na Funagain porque é a loja com melhor informação sobre os jogos, mas comprar em outra loja).

 




Home     Jogos Tradicionais    Jogos Modernos     Improvise e Jogue     Variedades     Clube da Sílvia     Os Autores

Escreva no Quadro de Avisos Veja o Quadro de Avisos      Email: (comentários, sugestões...)