OS JOGOS MAIS LEGAIS PARA CRIANÇAS


Crianças adoram jogar. E além de ser divertido, jogar é muito importante para a formação. Em se tratando de crianças dos 4 aos 10 anos, dê preferência a jogos simples e divertidos. Para saber mais, leia o livro BRINCA COMIGO: Tudo sobre o brincar e os brinquedos. Veja ainda 5 razões para jogar com seu filho .

 

CONHEÇA JOGOS NOVOS

 

PICOLÉ
(2 a 4 jogadores / 7 anos ou mais )
Uma nova maneira de se fazer Palavras Cruzadas. Baseada no passatempo Picolé. Além de divertido, o jogo ajuda a criança a enriquecer seu vocabulário. Lançado em 2007.

 

Jenga

(2 ou mais jogadores / 8 anos ou mais )

Nesse envolvente jogo de destreza, todos vão ficar na ponta da cadeira, ansiosos pelo próximo passo. O desafio é retirar blocos da base para o topo da torre, que vai ficando cada vez mais instável. Sucesso nos Estados Unidos, já apareceu no Brasil com o nome de Torremoto.

 

FLORESTA ENCANTADA
(2 a 4 jogadores / 6 anos ou mais)
É um dos grande sucessos dos últimos anos. Um jogo de percurso onde não se joga dado. O movimento dos peões é feito com cartas e a cada jogada pode escolher qual carta usar. Dependendo da carta usada, o peão avançará mais ou menos. Às vezes pode ser melhor avançar mais e às vezes avançar menos. Um jogo tático e simples que pode ser jogado por crianças pequenas mas com o qual os mais velhos também poderão se divertir. Leia mais sobre o Floresta Encantada.

Identidade Secreta
(2 a 6 jogadores / 8 anos ou mais)
Um jogo simples e divertido, onde cada um mexe o peão que quiser. O desafio é fazer o seu peão completar o objetivo sem que percebam que é seu. Caso contrário, você estará fora do jogo. Tenho dúvida apenas se o jogo funcionará bem com dois jogadores.

Aventura na Selva
(Para 2 jogadores / 7 anos ou mais)
Um duelo, onde um jogador é o aventureiro e o outro é o guardião do tesouro. O guardião prepara armadilhas e o aventureiro tem que evitá-las ou enfrentá-las para conseguir chegar até o tesouro.
Em seguida os papéis são trocados. O tabuleiro é dividido em dois por um escudo cuja função é evitar que o aventureiro veja o que o guardião está fazendo. O guardião esconde uma arca contendo um tesouro e uma série de perigos como areia movediça, plantas carnívoras, cobras venenosas, etc. O aventureiro deverá encontrar o tesouro sofrendo o mínimo de contratempos possível e para isso contará com equipamentos escolhidos   para levar em sua expedição. Cada vez que o aventureiro enfrentar um perigo para o qual não estava preparado sofrerá um contratempo. Leia mais sobre o Aventura na Selva.

Pega-Pega Tabuada
(2 a 6 jogadores / 7 anos ou mais)
Com um mecanismo muito simples, o jogo é envolvente e ajuda as crianças a decorarem a tabuada.

Zoológico Animado, Turma da Mônica
(2 a 4 jogadores / 5 anos ou mais)
Lançado em 2006. Cada jogador assume o papel de uma das personagens da Turma da Mônica (Mônica, Cebolinha, Cascão ou Magali) e deve levar comida aos animais. Mas tem que ser a comida certa e na ordem certa. As coisas seriam simples se o Louco não estivesse circulando pelo tabuleiro... Ele tenta impedir que as crianças cheguem aos animais, atrapalhando muito. Algumas casas, porém, são seguras, porque contam com a proteção do Anjinho. Cada um move o seu peão, mas o Louco é movido a cada vez por outro jogador. Vence o primeiro a alimentar todos os animais.

Perfil Júnior

(2 a 6 jogadores / 7 anos ou mais)

É a versão infantil do jogo Perfil. Em cada cartela, há 20 dicas sobre pessoas, personagens, coisas ou lugares e o jogador deve descobril de quem é o perfil descrito.

Sorry!
(Game Office)
Uma versão mais moderna do Ludo.

Guerra das Aranhas

(2 jogadores / 6 anos ou mais)

Duas aranhas na teia, uma tentando derrubar a outra. Um jogo de raciocínio.

 

OS CLÁSSICOS AINDA FUNCIONAM

Cara a Cara
(Estrela / 2 jogadores) Uma criança tem que descobrir o personagem da outra por meio de perguntas cuja resposta deve ser sim ou não (Ex: Tem chapéu? Tem bigode?). A cada resposta, algumas alternativas podem ser desprezadas.

Cai não Cai
(Estrela / 5 anos ou +)
Um tubo plástico é atravessado por varetas que sustentam uma grande quantidade de bolinhas. O desafio é tirar as varetas sem deixar cair as bolinhas. Quem deixar cair mais bolinhas perde.

Lince
(Grow)
A criança precisa identificar no tabuleiro uma figura sorteada. Mas tem que ser rápida, pois todas tentam ao mesmo tempo.

Lig 4

(Estrela / 8 anos ou mais)

Um jogo de raciocínio. Uma versão incrementada do tradicional jogo-da-velha.

 

Outros que poderiam compor a lista: Pula Macaco, Pula-Pirata, Quebra-Gelo, Pinote.

 

 

Home     Jogos Tradicionais    Jogos Modernos     Improvise e Jogue     Variedades     Clube da Sílvia     Os Autores
Escreva no Quadro de Avisos Veja o Quadro de Avisos      Email: (comentários, sugestões...)