O Jogo Real de Ur


O Jogo Real de Ur é o jogo mais antigo encontrado em sets completos. Sua idade é estimada em 4500 anos. O jogo é originário da cidade-estado de Ur, capital do estado Sumério e cidade natal do personagem bíblico Abrão, que deu origem aos povos judeu e árabe.

Quatro tabuleiros foram escavados por Sir Leonard Wooley entre 1926 e 1927. Exemplares podem ser vistos no British Museum, em Londres. Os tabuleiros tinham 20 casas, sendo algumas marcadas com rosetas. Acompanhavam 14 peças, em 2 cores diferentes e seis lotes binários na forma de tetraedros (pirâmides de 4 lados).

Pode-se reconhecer o Jogo Real de Ur como um jogo de percurso da família do Gamão. Mas como acontece com outros jogos muito antigos que deixaram de ser jogados, não se conhece as regras exatas. O que há são tentativas de reconstituição que levam em conta registros escritos encontrados, figuras de pessoas jogando, e jogos aparentados.

Segundo uma dessas reconstituições, a movimentação era determinada pelos dados piramidais, com marcas em 2 dos 4 vértices. Podia cair virado para cima um vértice marcado ou um vértice sem marca. O jogador lançava 3 dados e, dependendo da combinação, avançava uma peça sua de um certo número de casas. Na faixa central do tabuleiro, as peças podiam ser capturadas. Para capturar uma peça adversária, bastava cair sobre ela.

As casas com rosetas traziam benefícios, como possivelmente a chance de jogar novamente, além de serem casas seguras, onde as peças não podiam ser capturadas.

As peças começavam do lado de fora e quando completavam o percurso eram novamente retiradas do tabuleiro. Vencia o primeiro que conseguisse fazer todas as suas peças atravessarem o tabuleiro. As casas de início eram as localizadas acima e abaixo da roseta central. As peças eram movidas na direção da roseta na extrema direita, passavam para a fileira central indo até a extrema esquerda e voltavam cada uma para o seu próprio campo, finalizando o circuito na casa com a última roseta.

 

Home     Jogos Tradicionais    Jogos Modernos     Improvise e Jogue     Variedades     Clube da Sílvia     Os Autores

Escreva no Quadro de Avisos Veja o Quadro de Avisos      Email: (comentários, sugestões...)