Luiz Dal Monte Neto

ENTREVISTA


 

Luiz Dal Monte Neto é arquiteto e designer de jogos e brinquedos. No mercado há mais de 20 anos, tendo criado dezenas de jogos, é sem dúvida um dos maiores nomes da História dos jogos no Brasil. Desde 89, ele mantém uma coluna sobre o assunto na Revista Superinteressante que também traz  quebra-cabeças e recreações matemáticas e que por muito tempo  trouxe comentários sobre os bons lançamentos no mercado de jogos.

São dele jogos como Ações Exame (antigo Bolsa de Valores), Meias Palavras, Mímica Som e Tato, Brincando com as Expressões e Tarzan: Terra dos Gorilas.

 

 Nessa entrevista, dividida em três blocos, Dal Monte conta sua trajetória pessoal, fala sobre A Criação de Jogos no Brasil e dá ao leitor sua recomendação de jogos.

 


 

Veja alguns trechos da entrevista:

 

“O mundo dos jogos é fascinante. O homem joga com tudo. Até com esterco de camelo em cavidades na areia, há nômades que jogam mancalas. É um universo inesgotável. É da natureza do homem jogar. E até os animais jogam entre si, simulando lutas sem se machucar de verdade, por exemplo. Todo mundo ou quase todo mundo gosta de jogos. Quem acha que não gosta, na maior parte das vezes é porque ainda não jogou os jogos que lhe correspondem. É claro que não é qualquer jogo que agrada a qualquer um. São raras as pessoas que gostam de todos os tipos de jogos. Mas se você der para uma pessoa que gosta de risco um jogo de aposta e blefe, para uma pessoa que gosta de desafios intelectuais um jogo de raciocínio tático e assim por diante, é quase certo que eles irão gostar. Mas é preciso saber escolher o jogo adequado ao seu perfil.”

 

Um nome chave na História dos Jogos no Brasil, que não pode ser esquecido, é o de Mário Seabra. Foi o primeiro que teve peito de dedicar grande parte do seu tempo à criação de jogos, sem garantia nenhuma de que isso iria adiante.

 

A Coleção Todos os Jogos, lançada pela Editora Abril em 78 a partir de um projeto do Mário Seabra foi um marco nessa História. Os livros da coleção ainda podem ser encontrados em sebos.

 

Um jogo onde não está escrito o nome do seu criador é como um livro sem o nome do escritor ou um filme sem o nome do diretor.






Home     Jogos Tradicionais    Jogos Modernos     Improvise e Jogue     Variedades     Clube da Sílvia     Os Autores

Escreva no Quadro de Avisos Veja o Quadro de Avisos      Email: (comentários, sugestões...)

 

desde julho de 2000