BRINCA COMIGO!
Tudo sobre brincar e os brinquedos


 

Ao comprar um brinquedo para uma criança, nós adultos passamos freqüentemente por uma dúvida cruel: o que vai agradar meu sobrinho? O que é bom para o meu filho? Que tipo de brinquedo é adequado para o meu neto?

Depois em casa, novas dúvidas: como brincar com a criança? É possível estimular seu desenvolvimento sem tolher sua liberdade?

Quem nunca se viu frente a frente com dúvidas desse tipo? Qual o pai que não quer contribuir para o crescimento saudável do seu filho?

O livro Brinca comigo! é uma reflexão sobre a importância do brincar e do brinquedo na vida da criança. Explorando o universo da brincadeira, no seu sentido mais amplo, destina-se a pais (ou outros adultos interessados) que querem compreender melhor as necessidades lúdicas das crianças para poder oferecer aquilo de que elas precisam.

O livro dá uma dimensão histórica dos brinquedos, sugere como interagir com as crianças e como estimular seu desenvolvimento sem abrir mão da diversão. Para a criança, brincar é mais do que uma maneira divertida de passar o dia. É por meio da brincadeira que a criança aprende e desenvolve todo tipo de habilidades físicas, intelectuais e sociais.

O livro propõe uma reflexão sobre a infância, para todos aqueles que se questionam a respeito de como brincar com seus filhos, como estimular o desenvolvimento das crianças e como lidar com o arsenal de brinquedos inevitavelmente provocado pela moderna sociedade de consumo. Brinca comigo! faz um panorama do assunto, trazendo desde as origens remotas de alguns brinquedos tradicionais até uma discussão sobre os mais modernos videogames.

O livro apresenta uma classificação dos tipos de brinquedos encontrados no mercado por idades e categorias, com descrições detalhadas sobre cada um, à que faixa etária é adequado, que habilidades desenvolve, que tipo de brincadeira proporciona e como contribui para a formação da criança. Um capítulo é exclusivamente dedicado aos jogos de tabuleiro.

 

Sobre os autores: Silvia Zatz é escritora de livros infanto-juvenis. Alguns dos livros publicados por ela são O clube dos contrários, Planeta Corpo e Uma Peça a Mais. André Zatz e Sergio Halaban são criadores de jogos, com dezenas de jogos publicados no mercado brasileiro e na Europa.

 

Home     Jogos Tradicionais    Jogos Modernos     Improvise e Jogue     Variedades     Clube da Sílvia     Os Autores

Escreva no Quadro de Avisos Veja o Quadro de Avisos      Email: (comentários, sugestões...)