Home > Artigos

Artigos

Nesta seção postamos artigos escritos por nós ou por amigos. São textos que falam sobre o mundo dos jogos, apresentam as novidades no Brasil e no mundo, fazem reflexões, abordam o papel dos jogos na educação… Enfim, de tudo um pouco.





war_x_risk War versus Risk
8 de março de 2012

por Maurício Gibrin

Não é à toa que o War é um dos jogos de tabuleiro mais conhecidos no Brasil. Afinal, foi o primeiro lançamento da Grow, uma das mais importantes empresas de jogos do país, e já está no mercado há quase 40 anos! Seu sucesso é tão grande que a Grow já colocou no mercado nada menos que cinco jogos com a marca War. Leia mais.




jogos_de_cartas Jogos de cartas
5 de fevereiro de 2012

por Maurício Gibrin,

Se falarmos em “jogos de cartas”, a maioria das pessoas pensará imediatamente nos jogos disputados com baralhos tradicionais, como buraco, tranca, pôquer, truco e mau-mau. O que pouca gente sabe é que existe uma infinidade de jogos modernos jogados com baralhos especiais, e que estes jogos começam, aos poucos, a chegar ao Brasil. Leia mais.




divulgue_o_habito_de_jogar Jogue e divulgue o hábito de jogar – vale a pena!
8 de setembro de 2011

Jogar é divertido, e quem joga sabe disso. Um jogo de tabuleiro ou de cartas proporciona bons momentos e uma relação entre as pessoas que outras formas de lazer como a televisão e o videogame não proporcionam. Leia mais.




Por que não existe uma ONG dos jogos de tabuleiro?
31 de agosto de 2011

Poderia haver uma ONG cuja atividade estivesse focada na produção, distribuição e divulgação de jogos junto a populações de baixa renda. A bandeira principal dessa ONG seria divulgar a idéia de jogo como instrumento de integração da família. Leia mais.




jogar_em_familia-sls A importância de jogar em família
31 de agosto de 2011

Jogue com seus filhos. Você não vai se arrepender. O jogo, quando bem escolhido, tem a capacidade de reunir gerações diferentes em torno de uma mesma mesa, proporcionando momentos agradáveis e importantes. Leia mais.




Por que todos os jogos de tabuleiro são educativos?
31 de agosto de 2011

“Vários coelhos com uma cajadada só”

Se você pensar bem, todos (ou quase todos) os jogos de tabuleiro podem ser considerados educativos. Para começar é preciso ler e compreender as regras. É o nosso primeiro desafio. Leia mais.




A postura do adulto ao jogar com crianças
31 de agosto de 2011

Um dos principais objetivos de se jogar com as crianças é promover seu desenvolvimento de percepção, sociabilidade e raciocínio. O raciocínio é desafiado e desenvolvido quando a criança tenta descobrir, por exemplo, como fazer uma seqüência de três no jogo da velha. Leia mais.




jogar_e_coisa_de_crianca JOGAR É COISA DE CRIANÇA? Sim, mas de gente grande também!
30 de agosto de 2011

A infância é o período da vida onde estamos em relação mais direta com o lúdico. Adoramos brincar e tudo é motivo para brincar. Geralmente a partir dos quatro, cinco ou seis anos de idade, a criança já é capaz de absorver um conjunto de regras, se for simples. Leia mais.




Seu interesse por jogos depende do que você já jogou
30 de agosto de 2011

Se você não tem o hábito de jogar jogos de tabuleiro, se não se sente especialmente atraído por esse tipo de lazer, não se precipite em tirar conclusões definitivas. Talvez você ainda não tenha conhecido o potencial desses jogos. Leia mais.




Jogos de Tabuleiro e Interação
30 de agosto de 2011

Os jogos de tabueiro tem algo de insubstituível: relação humana.
Há alguns anos, os jogos de tabuleiro faziam parte da diversão de toda criança. Hoje, a televisão e o videogame ocuparam boa parte do espaço antes destinado a eles. Leia mais.




« old entrys