Home > Jogos Modernos

Jogos Modernos

Os jogos modernos são aqueles que, diferentemente dos tradicionais, não evoluíram pouco a pouco ao longo dos séculos. São jogos ou assinados por um autor ou pela equipe de um fabricante. Os primeiros foram inventados no século 18 e foi no século 20 que passaram a ser lançados em grande número.
O jogo moderno mais conhecido é o Monopoly. Este jogo, que foi lançado na década de 30, nos Estados Unidos, é vendido em mais de 80 países, foi traduzido para mais de 25 línguas, e seu fabricante estima que 500 milhões de pessoas possam tê-lo jogado desde seu lançamento. A Estrela publicou esse jogo no Brasil, na década de 60, com o nome Banco Imobiliário. Outros dos maiores sucessos mundiais são Scrabble (Palavras Cruzadas), Cluedo (Detetive), Risk (War) e Trivial Pursuit.
Nesta seção você vai encontrar fundamentalmente resenhas de jogos modernos. Desde os clássicos citados acima até os lançamentos mais recentes. Vamos falar de jogos que testamos e gostamos a ponto de escrever um texto um pouco mais longo sobre eles e recomendar a um amigo.





vale_dos_monstros_ciaxa-e-conjunto Vale dos Monstros
3 de outubro de 2012

É curioso ver como alguns temas exercem um enorme fascínio nas crianças. Quando convidei meus filhos para jogar este jogo, bastou dizer que era um jogo de monstros e mostrar a ilustração da capa para eles rapidamente se interessarem em jogar.

Em “Vale dos Monstros”, cada jogador controla um conjunto de monstros: lobisomens, vampiros, múmias, fantasmas, bruxas, etc. que estão assombrando os turistas acampados no vale. Leia mais.




catan_caixa Colonizadores de Catan
9 de agosto de 2012

por Maurício Gibrin

Não é nenhum exagero afirmar que Colonizadores de Catan, obra-prima de Klaus Teuber, é um marco na história dos jogos de tabuleiro. Afinal, mesmo se não pode ser considerado o primeiro jogo de tabuleiro “moderno”, Catan (como os fãs gostam de chamá-lo) foi o primeiro a conquistar fama mundial: lançado em 1995 na Alemanha, o jogo foi publicado em mais de 30 idiomas diferentes e já vendeu mais de 15 milhões de cópias no mundo todo! Leia mais.




ouro_de_tolo_conjunto Ouro de Tolo
27 de março de 2012

Quem não gostaria de ficar rico da noite para o dia? Não posso te garantir que isso vai acontecer jogando Ouro de Tolo. Mas uma coisa é certa: você e seus amigos vão se divertir muito! Leia mais.




rat_a_tat_cat Rat a Tat Cat
18 de janeiro de 2012

A propaganda diz que este é um dos jogos de cartas mais vendidos do mundo. Acredito que seja verdade, pois conheço bem os produtos da Gamewright  (fabricante americano) do qual sou fã já há vários anos. No Brasil este jogo é produzido e vendido sob licença pela Copag. Leia mais.




clue_jr_caixa_1 Clue Jr. – O caso do bolo desaparecido
21 de novembro de 2011

Uma das minhas lembranças mais fortes ligadas a jogos de tabuleiro é a da 1ª vez que joguei Detetive. Lembro de como tudo me impressionou: A beleza do tabuleiro com a planta de uma casa, as armas do crime em miniatura, Leia mais.




Coloretto_caixa Coloretto
24 de outubro de 2011

Esse jogo, que eu não teria se não fosse o meu amigo Gonzalo Dias, da Boutique-Café parisience Oya, se tornou rapidamente um dos preferidos do grupo e vários exemplares já foram encomendados. Jogamos 10 partidas entre setembro e outubro. Leia mais.




Abalone_caixa ABALONE – o mais moderno dos jogos clássicos
6 de outubro de 2011

Quando se fala em jogos clássicos, imediatamente se pensa em Xadrez, Damas, Go, Gamão… Ou seja, jogos antigos, criados em tempos remotos, certo? Mas você sabia que existem jogos clássicos… modernos? Um ótimo exemplo desta categoria chama-se Abalone. Leia mais.




caixa conquistadores Jogo dos Conquistadores
27 de agosto de 2011

Um jogo de estratégia onde exércitos se enfrentam na conquista de territórios e exploração de recursos. O desafio é tentar ocupar o mapa da maneira mais eficiente. Leia mais.




pega_o_pinguim Pega o Pinguim
27 de agosto de 2011

Um jogo original para você se divertir com os amigos. PEGA O PINGUIM é um jogo diferente e divertido, com interesse tanto para adultos como para crianças desde os 8 ou 10 anos de idade. Leia mais.




rummikub Rummikub
27 de agosto de 2011

Um dos jogos mais vendidos no mundo. Estima-se que mais de 30 milhões de unidades já tenham sido vendidas, em 48 países. O jogo foi desenvolvido por Ephraim Hertzano ainda na década de 30 Leia mais.




« old entrys