Home > Variedades > Dicas para jogar Combate / Stratego

Dicas para jogar Combate / Stratego
Postado por andrezatz em 7 de setembro de 2011


O jogo Combate ou Stratego (como é conhecido fora do Brasil) é um clássico dos jogos de tabuleiro. Nos primeiros anos de vida deste site, recebemos várias mensagens com depoimentos e dicas de estratégia enviadas por alguns fãs desse jogo. Veja abaixo uma compilação destas mensagens.

André, São Paulo
Faça como o tiranossauro Rex, só ataque aquilo que se move (se não quiser explodir de surpresa). Os soldados podem ser úteis na hora de atacar peças imóveis e suspeitas.

Evite revelar desnecessariamente patentes altas, dando a preferência por capturas com peças menores. Mas mantenha sempre por perto peças importantes para evitar massacres.

Uma peça importante atrás de uma peça menos importante pode ser uma boa cilada. Ex: o adversário vem com um sargento e é capturado por seu tenente. Ele vai trazer assim que puder um capitão ou major para capturar o seu tenente. E aí você captura o oficial dele com um coronel.

Hélio, Mato Grosso do Sul
Guarde pelo menos um soldado ele pode ser muito útil para matar o espião, já que o soldado pode correr mais de uma casa (claro que antes vc tem que descobrir quem é o espião).

Matheus Biaggi Machado de Mello
Coloque bombas em volta da bandeira assim ficara difícil de ser abatido facilmente e coloque o marechal perto da bandeira podendo defendê-la.

Fábio Veiga, Floripa – SC
Procurei sempre deixar um corredor livre na terceira fileira de casas. Assim, a movimentação de tropas de socorro era muito mais rápida e letal. Abraço.

Elcio Luiz, Belo Horizonte – MG
Sempre coloque a sua bandeira rodeada por 03 bombas e com alguma peça de patente alta por perto, dessa forma o jogador adversário terá que sacrificar alguma peça para retirar as bombas ou atacar com o cabo armeiro (aí vc pega ele com sua peça de patente mais alta).

José Artigas Souza Leão – Rio Grande do Sul
Ao proteger a bandeira com bombas deixe imobilizados atrás das bombas uma ou duas peças de nº 4 (sargentos) assim se os cabo-armeiros passarem o n.º 4 o destrói;

Procuro deixar o marechal próximo a um dos cantos na terceira coluna, atrás do lago, na primeira fila, assim ele protege esta entrada e, se necessário está próximo da entrada central, da mesma forma, deixo o n.º 9 na mesma posição do outro lado, pois ele também pode chegar rápido ao acesso central e junto dele fica o espião.

É importante proteger os cabo-armeiros pois podem ser necessários no final da partida para abrir caminho até a bandeira.

Se jogar várias partidas contra o mesmo adversário varie a estratégia para surpeendê-lo, montando uma super proteção para a bandeira, mas colocando um soldado ali dentro, por exemplo.