Home > Imprima e Jogue > Escoba (pronuncia-se escova) ou Escoba de 15

Escoba (pronuncia-se escova) ou Escoba de 15
Postado por andrezatz em 12 de agosto de 2011


Material necessário: 1 baralho espanhol (ou 1 baralho comum)

O baralho de cartas espanholas pode ser facilmente substituído pelo baralho comum. Para isso, retire do baralho as figuras (rei, dama e valete) dos quatro naipes e também os coringas. Agora você está com um baralho de 40 cartas composto por quatro seqüências de Ás a 10.

Descrição:
Escoba é jogado na Espanha e na América Latina.Pode ser jogado por 2 a 6 jogadores, individualmente ou em equipes.
Embaralhe as cartas e distribua 3 para cada jogador. Abra as próximas 4 cartas e coloque-as no centro da mesa. O monte restante é posto de lado.
O primeiro a jogar deve procurar uma carta em sua mão que somada a uma ou mais das cartas da mesa dê um total de 15. Por exemplo, João tem em seu poder um Ás, um 7 e um 4. Na mesa estão abertos dois 10 um Ás e um 8. Neste caso João poderá fazer as seguintes jogadas:
a) Com o seu 4 ele levanta da mesa o Ás e um dos 10, estas três cartas somando 15 (4+1+10=15).
b) Com o seu 7 ele pode levantar da mesa o 8 (7+8=15).
O jogador coloca à sua frente as cartas pegas da mesa, assim como a carta de sua mão que permitiu a soma de 15, com a face voltada para baixo. Caso ele não consiga pegar nenhuma carta da mesa, deve simplesmente descartar na mesa uma das cartas de sua mão.

Se o jogador conseguir pegar todas as cartas restantes na mesa de uma única vez (por exemplo: na mesa haviam um 7 e um 5 e o jogador possuía um 3 em sua mão, sendo que 7+5+3=15) o jogador fez uma escoba. Ao colocar na sua frente as cartas pegas, ele deverá colocar uma delas com a face voltada para cima e perpendicular ao monte de cartas voltadas para baixo. Será o sinal de que ele fez uma escoba. Para cada escoba feita, o mesmo procedimento deverá ser repetido.

Quando os jogadores tiverem utilizado suas 3 cartas, uma nova mão de 3 cartas é distribuída, utilizando o monte que havia sido posto de lado. A partida prossegue da mesma maneira até que o monte de cartas termine. Aí é feita a contabilização dos pontos.

Contabilização dos pontos

Escoba – cada uma vale 1 ponto
Maioria de cartas - 1 ponto (o jogador conta todas as cartas em seu poder, incluindo aquelas utilizadas para marcar a escoba)
Maioria de 7s - 1 ponto (quem tiver mais 7s marca o ponto)
Maioria de ouros - 1 ponto (faz o ponto o jogador que tiver mais cartas de ouros = balão)
Posse do 7 de ouros - 1 ponto (marca o ponto quem estiver com o 7 de ouros)

Valem pontos ainda:

Todos os 7s - 3 pontos
Todas as cartas de ouros - 2 pontos
Ter menos do que 10 cartas - 1 ponto

Os pontos conquistados por cada jogador (ou equipe) são anotados em uma folha, as cartas são embaralhadas e um a nova mão tem início, ao término da qual os pontos são novamente somados. Vence a partida quem atingir 21 ou 31 pontos, conforme combinado entre os jogadores no início da partida.