Home > Imprima e Jogue > QUARENTA E DOIS: UM JOGO DE DOMINÓS

QUARENTA E DOIS: UM JOGO DE DOMINÓS
Postado por andrezatz em 12 de agosto de 2011


(também conhecido como Texas Forty-Two, Four-Hand Texas e Domino Rounce)

Mais que um jogo, dominós são um equipamento que permite jogar uma série de jogos diferentes, assim como dados ou cartas. Como costuma dizer o criador de jogos Luiz Dal Monte, é uma pena que os fabricantes de dominós não costumem fornecer regras para os diversos jogos que podem ser jogados com eles. Desse modo muita gente tem em casa sem saber, material que daria para jogar muitos jogos diferentes.

Um desses jogos se chama Quarenta e Dois, talvez o mais popular da família de jogos de vaza jogados com dominós. O jogo é uma adaptação de um jogo anterior, feita por W. A. Thomas há pouco mais de 100 anos. Criado no Texas, Quarenta e Dois se espalhou por todo o sudoeste norte-americano. O nome vem da quantidade de pontos em jogo.

Material Necessário: 1 conjunto comum de dominós (28 dominós, sendo o duplo 6 o de mais alto valor)

Número de Jogadores: 4, formando 2 duplas

Objetivo: Ganhar vazas, especialmente aquelas com os dominós de valor especial. Vaza é o conjunto de 4 dominós jogados um por cada jogador.

Preparação: As duplas são formadas pelos jogadores sentados nas posições opostas. A seguir, cada jogador pega um dominó. Quem pegar o dominó de maior valor embaralha os dominós na primeira rodada. Uma vez que o embaralhador terminar de embaralhar, os demais jogadores pegam 7 dominós cada um, todos ao mesmo tempo. O embaralhador fica com os 7 dominós que sobrarem. O embaralhador na rodada seguinte será o jogador à esquerda do último embaralhador.

Como Jogar: A primeira fase de cada rodada é um leilão. O jogador à esquerda do embaralhador oferece o primeiro contrato. O contrato é um compromisso de quantos dos 42 pontos em jogo sua dupla conseguirá nessa mão. Os contratos são oferecidos no sentido dos ponteiros de um relógio, sendo o embaralhador o último a ter chance de fazer uma oferta. O contrato mínimo é de 30. Se um jogador não quiser oferecer o contrato mínimo ou fazer uma oferta maior do que as já feitas, deve passar a vez. Se os 4 passarem, os dominós são reembaralhados pelo próximo embaralhador e redistribuídos.

O jogador que tiver oferecido o maior contrato declara qual será o trunfo naquela mão. Trunfo (que vem de triunfo) é uma família que vale mais que todas as outras. Mas o que é uma família no jogo de dominós? Família é o conjunto de dominós com um número em comum, como por exemplo os dominós 6-4, 6-2 e 6-1. Todos são da família 6.

Dentro de uma família, o dominó que vale mais é o duplo, seguido daquele cujo outro número for 6, depois 5, 4, etc. Do mesmo modo, na família dos trunfos, o que vale mais é o duplo, seguido do trunfo acompanhado de 6, 5, etc. Mas um trunfo, acompanhado de qualquer número que seja, vale mais que qualquer dominó que não seja da família do trunfo.

Ex: Se o trunfo for 2, o dominó que vale mais é o 2-2, seguido do 2-6, 2-5… até 2-0; depois vem o 6-6, 6-5… até 6-0. Depois o 5-5, 5-6, 5-4 e assim por diante.

O jogador que ofereceu o maior contrato também joga o primeiro dominó. Os outros 3 jogadores jogam na seqüência um dominó cada, seguindo a família sempre que possível. A família é definida pelo valor mais alto do primeiro dominó jogado (no caso de um dos valores ser o trunfo, a família é o trunfo). Ganha os 4 dominós (a vaza) aquele que tiver jogado o dominó de maior valor da mesma família do primeiro ou então o maior trunfo. Para facilitar a contagem, todos os dominós ganhos por uma dupla podem ficar com o mesmo jogador. Um jogador só pode jogar um dominó de outra família se não tiver nenhum da família jogada (isto se chama estar baldado). O ganhador de cada vaza inicia a vaza seguinte.

Cada uma das 7 vazas vale 1 ponto. Mas há alguns dominós especiais que respondem pelos outros 35 pontos em jogo (35 + 7 = 42). São os dominós cujos pontos somam 10 ou 5. Os dominós 5-5 e 6-4 valem 10 pontos cada, enquanto os dominós 5-0, 4-1 e 3-2 valem 5 pontos cada.

Após terem sido realizadas as 7 vazas, cada dupla soma os seus pontos. Se a dupla que venceu o leilão conseguiu alcançar ou ultrapassar o valor previsto, marca todos os pontos que conseguiu. Os adversários também marcam os pontos conseguidos. Mas se a dupla que venceu o leilão não alcançar o valor previsto, esta dupla não marca pontos e a dupla adversária, além dos pontos conseguidos, soma uma quantidade de pontos igual ao valor do contrato acertado.

Ex: Contrato = 38 e dupla que venceu o leilão fez 35 pontos. A outra dupla soma aos 7 pontos que conseguiu 38, marcando 45 pontos. A dupla que não alcançou o contrato não marca pontos.

Fim de Jogo: Vence a dupla que alcançar 250 pontos. Se as duas duplas alcançarem 250 pontos na mesma mão, vence aquela que ofereceu o maior contrato na última rodada, independentemente de por quantos pontos cada dupla ultrapassou 250.

Alguma dicas simples de estratégia:

  • O contrato oferecido por você deve se basear quase exclusivamente na sua mão, já que você não sabe o que o seu parceiro tem.
  • Uma mão com pelo menos 3 dominós da mesma família pode ser considerada como com bom potencial para um contrato. Essa família será o trunfo escolhido por você caso o maior lance seja o seu.
  • Uma mão que além de 3 da mesma família contiver 1 ou 2 duplos pode ser considerada como uma mão forte.